Siga a Patricia nas redes sociais:
Delegar responsabilidades

O poder de DELEGAR Responsabilidades

Delegar responsabilidades significa transmitir ação e poderes ao próximo. Quando você delega você está incentivando o outro a crescer. E quando o outro estiver fazendo o bem, isso certamente retornará a você.

Quer ter uma vida mais tranquila e deixar as outras pessoas mais felizes e empoderadas?
A solução para isso é DELEGAR!

Ô palavra desafiadora… pois hoje vamos aprender como passar o bastão para o outro.

Por exemplo:
“O que vai ter de almoço hoje? O que você quiser cozinhar!”
Essa é uma maneira bacana de delegar a função, certo?!
Mas isso é muito difícil para a maioria das pessoas.

Motivos porque não conseguimos delegar responsabilidades

  • Não queremos atrapalhar a vida dos outros, pedir ajuda, deixar o outro preocupado, ser responsável por algo;
  • Muitas pessoas têm dificuldade de “desapegar”, de ver o outro trazendo soluções ou ideias e fazendo as coisas de uma forma ou estilos diferentes do nosso;
  • A gente pensa que muitas vezes é 8 ou 80. Ou você entrega tudo e não acompanha nada ou você fica muito em cima da pessoa e você vai ser controlador.
    Pois existe uma maneira de delegar por partes. Dá pra delegar responsabilidades de uma maneira suave.

Vamos aprender como?

Dicas de como delegar responsabilidades

  1. Vou compartilhar com vocês aqui uma dica do escritor Robert Heller que escreveu o livro “How to Delegate”. A dica que ele dá é pegar uma tarefa e dividi em partes. Não é necessário passar tudo de uma vez para o outro, mas sim partes da tarefa em si. Pensa, em que momento você é essencial, em que momento você pode passar para o outro o bastão, e ai sim você delega!
  2.  Desapega! É importante você perceber que o outro vai desenvolver essa responsabilidade e tarefa num estilo diferente do seu e isso é bom porque podem aparecer ideias e soluções diferentes que você não tinha pensado.
    Portanto, para você poder delegar é importante você respirar fundo e desapegar.
  3. Cuide da sua comunicação. Ao passar a tarefa para o outro é importante comunicar qual a expectativa, qual é o prazo, o que se espera de retorno, o que é o projeto em si. Todas essas partes têm que ser muito bem comunicados para que a pessoa saiba lidar da melhor forma possível com a responsabilidade que recebeu.
  4. Treinamento. Quem vai receber uma tarefa precisa ter certeza que tem as ferramentas e conhecimentos necessários para poder cumprir da melhor forma possível. Portanto, antes de delegar é importante saber se aquela pessoa que recebeu a tarefa tenha a instrução, o conhecimento e os instrumentos necessários para realizar a tarefa de forma mais positiva.
  5. Feedback Positivo. Se você vê que a pessoa está fazendo bem a tarefa, já vai incentivando, mostrando para ela aonde ela está mandando bem, dando incentivo, elogiando na frente dos outros.

Esse texto é a transcrição do vídeo abaixo, assista…

Quanto mais você empodera os outros, mais você está empoderando a você!

Uma das maiores graças da vida é você ajudar o outro a crescer!

Portanto gente, aprenda a DELEGAR… Lets go!

Share
Postagem Anterior Próxima Postagem

Postagens que você pode gostar