Siga a Patricia nas redes sociais:
dicas de etiqueta social para abrir ou não presentes

Etiqueta Social – Abrir ou não Abrir os Presentes?

Presente para mim… O que diz a etiqueta social a esse respeito! Eu abro ou não abro? Existe uma regra de etiqueta social que diz que nunca devemos abrir um presente na frente de quem nos presenteou.

Será que isso é verdade?

Como é a etiqueta social para abrir presentes em outras culturas?

Em países orientais têm a tendência de não abrir o presente na frente de quem o presenteou. E sabe porquê? A razão é o respeito pelo outro.

#1ª questão é porque as pessoas deixam de abrir o presente porque elas acreditam que você que presenteou levou tempo, procurando um presente bacana pensando na pessoa, investiu seu dinheiro naquele momento, aquele carinho e, se você rapidamente abrir esse presente você diminui o encanto. Por isso muitas pessoas tem a tendência a fazer uma cerimônia para abrir o presente depois numa maneira reservada.

#2ª questão para não abrir o presente na frente do outro é porque você pode dar a entender que o presente é mais importante do que a pessoa. Que você se preocupa mais com o que ganha do que com a presença daquela pessoa querida.

#3ª questão é o constrangimento. Uma porque você pode não gostar e ter que dar aquele sorriso amarelo, outro porque você pode abrir algo muito pessoal na frente dos outros e ainda porque você pode constranger os outros convidados que não tenham te dado um presente tão bom quanto aquele que você acabou de abrir.

O que diz a etiqueta social para abrir ou não os presentes em países latinos?

Em países latinos é o contrário. Aqui no Brasil as pessoas esperam ver a reação de alegria de quem recebeu o presente.

Portanto, aqui sim é esperado que você aba o presente, mostre-o e agradeça na mesma hora que o recebeu.  Claro, dentro das possibilidades. Em casamentos e festas muito grandes alguém recebe o presente por você e, você depois agradece.

A outra questão é que tem muitos presentes que rapidamente compartilhamos quando o recebemos. Tem gente que recebe uma garrafa de vinho e abre para os convidados, uma caixa de bombom e já serve. Quando eu era pequenininha a gente recebia brinquedos e abria na hora para poder brincar com os amiguinhos.

E você? Abre ou não abre na hora os presentes que recebe?

Dicas de como agir depois que abrir o presente

E se você não gostar? O que fazer?

#Dica 1 – Elogia a intenção da pessoa que te presenteou. “Puxa, que bacana que você pensou em mim com tanto carinho. Que bom que você está aqui  presente para comemorarmos. Você é uma pessoa muito querida na minha vida.”

#Dica 2 – Elogie a categoria do presente. De repente você não gostou da cor da camiseta, mas gosta de ganhar camiseta, então agradece. “Ai que bacana, uma camiseta. Eu amo camisetas.”

#Dica 3 – Dê um abraço bem rápido na pessoa ao abrir o presente de forma que ela não consiga ver aquele possível sorriso amarelo que nem sempre todo mundo consegue fazer bem feito. Portanto, ao abraçar a pessoa você agradece fisicamente todo o carinho e toda a atenção e, desta forma, evita o constrangimento do sorriso amarelo.

Dicas de como dar um presente

dicas de etiqueta social

Para evitar outros tipos de constrangimentos, evite forçar a pessoa a abrir na hora o presente, evite ficar perguntando você gostou? Evite também dizer para a pessoa arrancar a etiqueta pois talvez ela queira trocar. E isso é uma boa análise também ao comprar o presente. Dará para trocar? Nem sempre a gente advinha o que o outro gosta e, quando você dá a liberdade do outro trocar você demonstra realmente querer dar um presente do qual ela irá gostar e utilizar.

Presente é sempre um assunto interessante e gostoso desde que a gente saiba dar e receber!

Dependendo do país aonde você estiver ou a cultura com a qual você se relaciona, os costumes podem mudar.

É fato que os países orientais estão cada vez mais modernos nesse sentindo e as novas gerações têm mudado um pouco esse habito. China, Japão, os jovens por intimidade já tem feito a abertura de presentes na frente de quem o presenteou, de qualquer forma fica aqui a dica e o bom senso para quem o presenteou.

Esse texto é a transcrição do vídeo abaixo, assista…

Por isso, bonitos e poderosos, abra seus presentes com alegria e seguindo as dicas acima e com isso revele o seu melhor!

Então, gostou dessas dicas?  Curta e compartilhe com seus amigos. Deixe suas sugestões ou dúvidas nos comentários aqui abaixo, estarei respondendo a todos.

Share
Postagem Anterior Próxima Postagem

Postagens que você pode gostar