Siga a Patricia nas redes sociais:
Como melhorar sua altoestima

Como melhorar sua Autoestima Mudando seus Pensamentos

Como melhorar sua autoestima se temos vozes falando o tempo todo na nossa cabeça e, normalmente, elas são super críticas e malvadas? Tipo:

“Ihhh, como você está feia. Acho que você engordou.”

“Que burro! Você fez o raciocínio todo errado.”

“Ah! Desiste se você não consegue.”

Essas são as vozes que vivem na nossa mente e elas podem vir tanto para o nosso bem quanto para o nosso mal.

Hoje vamos negociar com o “lobo mal” que vive na nossa cabeça, refletindo sobre a história dos dois lobos internos.

Historia dos Lobos Internos

Um garotinho precisava atravessar uma floresta onde viviam dois lobos. Seu avô o explicou que um desses lobos era muito mal, podia  machucar, impedir sua passagem ou até mesmo mata-lo.

O ou lobo era o lobo do bem. Ele podia estimulá-lo, fazer companhia e até mostrar o caminho certo.

O netinho preocupado perguntou: Mas vovô, qual o lobo mais forte?

E o avô respondeu: Será aquele que você o mais alimenta.

Esse é um simbolismo para falarmos a respeito das vozes na nossa cabeça. Temos 500 vozes aqui! Uma fala “Vai, você consegue!”; “Que legal!”; “Que bonito!”; “Isso, Parabéns!”.

Mas na maioria dos casos nós temos uma reunião muito do mal na nossa mente. “Que feio!”; “Que errado!”; “Que burro!”; “Nossa! Você acha o que? Que vai conseguir? Não vai não…”

Como melhorar sua autoestima mudando seus pensamentos

Pois é, para que possamos aprender a evoluir na vida, precisamos aprender a negociar tanto com o lobo mal quanto com o lobo bom que vivem dentro da nossa cabeça.

Como? Através de 2 dicas.

Primeira dica: é aceitando a crítica de forma positiva. Observe o que há dentro dessa voz que possa te ajudar a melhorar a sua autoestima. Aceite essa crítica boa, mas não aceite desaforos. Quando a crítica começar a te diminuir ou desanimar resultando em baixa autoestima, é o momento de você trazer 3 elogios à mesa.

Vou te ensinar na prática dando 3 exemplos:

  1. “- Aiii, que coisa nojenta. Ficou duro. Como você cozinha mal! É, a receita saiu errada. Mas pelo menos aprendi o que não fazer, além de ter sido carinhosa e corajosa provando uma receita nova para fazer para minha família! Da próxima vez, deixarei menos tempo no fogo.”
  2. “- Ihhh, você calculou tudo errado. Sua burra! É, os números estão errados, mas fui esforçada, proativa e profissional. Agora, é só mudar o processo. Tenho certeza que posso melhorar.”
  3. “- Que mal gosto!!! Coisa feia, te deixou pálida. Até te engordou. Horrorosa!. É… a echarpe não está mesmo legal não. Mas sou uma pessoa agradável, simpática e confio na minha beleza. A echarpe é só tirar.”

Segunda dica: O Lado Bom do Lobo Mau é quando o Lobo Mal faz aumentar a nossa autoestima. As palavras e pensamentos de raiva, de angústia, de mágoas e de críticas são importantes para a nossa vida e também podem ser grandes aliados.

Sim, porque essa voz do crítico é que faz você, eu, todos nós querermos melhorar sempre. Essas vozes estão na nossa cabeça para nos proteger.

Aquela mágoa que carregamos, aquela raiva que  sentimos… tudo é o cérebro querendo nos proteger de pessoas que possam nos magoar novamente ou de situações onde podemos errar e esse erro poderá ser fatal.

Mas o nosso cérebro não sabe que há muitas cosia boas por aí e que se estimularmos mais esse pensamento positivo nós podemos evoluir mais, nos proteger mais e ficarmos mais saudáveis e nos conectar com pessoas do bem.

Por isso, os pensamentos positivos e boas palavras são importantíssimos porque quando nos criticamos, nos “intoxicamos”, estamos adoecendo.

E então, para que você sempre revele o que há de melhor em você, tenha bons pensamentos a seu respeito.

Segue abaixo o vídeo que fiz especialmente para vocês sobre esse conteúdo:

É isso aí Bonitos e Poderosos! Alimente o lobo do bem e saiba domesticar o lobo do mal e com isso você estará sempre evoluindo, aumentando sua autoestima para revelar o seu melhor!

Curta e compartilhe com seus amigos. Deixe sugestões ou dúvidas nos comentários aqui abaixo, estarei respondendo a todos!

Share
Postagem Anterior Próxima Postagem

Postagens que você pode gostar