Siga a Patricia nas redes sociais:

5 estratégias para superar o medo das câmeras

5 estratégias para superar o medo das câmeras

“As mãos suavam frio e o coração já batia a mil por hora no peito. O raciocínio começou a falhar e a voz a sumir. Engoli à seco quando me disseram: valendo! Pensei que poderia fugir ou passar a tarefa para outra pessoa, mas eu era a única que poderia comunicar o conteúdo escolhido. Então, segui em frente…”

Essas emoções, sensações ou pensamentos já ocorreram com você? Muitas pessoas que são tímidas ou introspectivas, passam por isso na hora de fazer uma apresentação, aula ou gravação.  Sei disso pois faço parte deste grupo.

#ESTAMOSJUNTAS 😉

Se eu consegui, você também consegue! Eu descobri ferramentas e estratégias para lidar com estes medos. E vou dividir com você alguns segredos que podem aliviar estas sensações e transformar esta experiência em algo mais tranquilo e especial. Há 22 anos faço palestras, apresentações e vídeos, e descobri como isso pode ser prazeroso e iluminado. Então, vamos juntos!

  1. VISUALIZE

Dias antes da gravação ou apresentação, procure se visualizar na situação em si. Imagine-se feliz, com bem-estar, gravando ou apresentando com tranquilidade. Faça um ensaio mental neste contexto de tranquilidade e harmonia.

  • RESPIRE

O stress pré-apresentação faz com que a gente esqueça o texto, perca o raciocínio e a voz. Então, reserve 15 minutos para respirar antes do “valendo”. Inspire profundamente contando de 1 a 5 na cabeça. E solte vagarosamente, contando também de 1 a 5. Repire dez vezes e, a cada rodada, estique a contagem:

1-2-3-4-5

1–2–3–4–5

1—2—3—4—5…

  • ESPREGUICE E BOCEJE

Um pouco antes de começar, ainda fora das câmeras ou fora da sala, espreguice e boceje, mesmo que forçado. Isso ajuda o corpo a relaxar. É um recado que o seu físico envia para o emocional: “estamos tranquilos e relaxados”.

  • SORRIA

Na hora do “valendo”, procure abrir os lábios e exibir os dentes. O sorriso, mesmo que um pouco forçado nesta situação de medo, envia uma outra mensagem para o cérebro. O ato de sorrir faz com que o seu corpo relaxe um pouco mais. Além de ser ótimo para a sua imagem na câmera.

  • FOQUE NO LADO BOM

Ao olhar para a câmera ou para o seu público, foque no lado bom. Qual é o propósito maior e positivo que te leva a fazer este trabalho? Ajudar o outro a crescer, compartilhar a riqueza do seu conhecimento e contribuir para melhorar um ambiente ou trabalho são propósitos incríveis que energizam a nossa fala. E você é muito especial e gentil por estar fazendo isso.

VAI COM MEDO MESMO, MAS USE ESTRATÉGIAS!

Embora o medo faça parte da nossa vida, aos poucos, com prática, você perceberá que o medo será substituído por um hábito que você criará para as suas apresentações ou gravações. A mágica vai acontecer através da sua preparação e ação. Por isso, experimente estas dicas e siga em frente contando com nosso apoio e ajuda.

Nas nossas redes sociais você já encontra diversas dicas. Todas às quartas, às 12h30, no Instagram, temos LIVES para você Brilhar na Comunicação. E você ainda pode fazer parte do grupo gratuito, no Telegram, clicando aqui.

Parabéns pela sua vontade de se aprimorar e espalhar seus conhecimentos!

Abraços

Patricia

Share
Postagem Anterior Próxima Postagem

Postagens que você pode gostar