Siga a Patricia nas redes sociais:

Regras de etiqueta social nos relacionamentos interpessoais

Você já reparou que tem pessoas que não conhecem regras de etiqueta social e gostam de conversar coladinho com a gente? Mas nem todo mundo gosta! Por isso temos que respeitar o espaço social das pessoas.

Nós já falamos em palestras e treinamentos que quando estamos conhecendo alguém, conversando com uma pessoa que não temos intimidade nós devemos respeitar o seu espaço social, dentro das regras de etiqueta social.

Qual deve ser esse espaço dentro das regras de etiqueta social?

Foi feita uma pesquisa em grandes países para saber o quanto as pessoas gostam de afastamento e você vai ficar espantado de saber que o Brasil é um dos países que mais ganhou em distanciamento.

Vamos ver as respostas?

Pesquisa Internacional – Distância Média Preferida, fonte: Angieska Sorokowska, 2017. Revista SuperInteressante, junho 2017. Essa pesquisa mostra a distância média preferida entre desconhecidos.

O país que prefere maior aproximação entre as pessoas desconhecidas é a Argentina com 85cm de distância entre as pessoas.

Numa posição média está o Brasil, juntamente com a Noruega, México e Nigéria que preferem 100cm de distância entre pessoas desconhecidas.

O país que gosta de um maior distância entre as pessoas desconhecidas é a China com 115cm.

Interessante né?

Como respeitar o espaço do outro dentro das normas de etiqueta social

Pois se é importante respeitarmos o espaço do outro, aqui vão algumas dicas muito legais para isso:

  1. Quando você estiver conversando com uma pessoa que você tenha pouca intimidade mantenha a distância de “um braço” entre você e o outro.
  2. Muitas pessoas as vezes por carinho, por educação ou por estilo gostam de falar pegando nas pessoas, fazendo cafuné, mas nem todo mundo gosta deste toque, como é importante respeitar o espaço do outro, evite ficar tocando nas pessoas.
  3. Uma outra pesquisa que já foi mostrada e que é muito interessante é que muitas vezes o homem gosta de uma aproximação diferente da mulher. O homem prefere a aproximação lado a lado, enquanto a mulher prefere uma aproximação frontal.

Bom gente, essas foram dicas para revelar o seu melhor!

Segue abaixo o vídeo que fiz especialmente para vocês sobre esse conteúdo:


Curta e compartilhe com seus amigos. Deixe sugestões ou dúvidas nos comentários aqui abaixo, estarei respondendo a todos!

 

Share
Postagem Anterior Próxima Postagem

Postagens que você pode gostar