Siga a Patricia nas redes sociais:
Superar o medo de errar

Maneiras de superar o medo de errar

Difícil mesmo é a gente enxergar as maneiras de superar o medo de errar. Me conta aqui, você já errou? E você, tem medo de errar? Eu também tenho.

Ninguém gosta dessa palavra. Mas o erro faz parte da nossa vida e é um grande professor. Portanto, hoje veremos como superar o medo de errar.

A importância dos erros em nossas vidas

Porque a palavra “erro” pesa tanto? Talvez pelo fato de que a gente goste de acertar sempre. Gostamos de ter razão, de mandar bem, de sermos elogiados, admirados, amados, e, por todas essas razões, errar não faz parte deste pacote.

Mas pensa bem, os erros que você já teve na sua vida. Quantas vezes você escolheu um relacionamento errado e, ao perceber isso você partiu para outro muito melhor?

Quantas vezes você já errou no trabalho, mas aí você descobriu uma forma diferente de fazer o processo melhor?

Os erros são grandes professores. Thomas Edson que criou a lâmpada errou dez mil vezes, mas ele não disse que foi erro não. Ele disse que aprendeu dez mil formas de não fazer uma coisa. Ele aprendeu com o erro como obter sucesso.

Como superar o medo de errar

Então vamos pensar a respeito dos erros? Como podemos fazer para diminuir esse medo de errar? Segue algumas dicas:

  1.  Quando você errar, lembre-se que você está agindo e só erra aquele quem faz. Se você não quiser errar nunca, então não faça nada. Porque assim você fica parado num único lugar, não sobe, não se aprimora, e ao mesmo tempo não aprende. Errar significa, “eu fui lá”, “eu fiz”.
  2.  Pegue o erro e o analise de forma técnica. Aonde é que está a falta de sucesso aqui? Será que é o tempo? A escolha? Será que é meu olhar? Será que posso pedir ajuda? Aonde é que está o núcleo desse erro?
  3. É saber rir da gente mesmo. É ter um pouco de humor. Não só com a gente mas com os outros. Quando somos muito rígidos com nossos erros, somos com os outros também. Às vezes tem gente que consegue criticar a si próprio mas não critica o outro e isso também é muito ruim.

Então, se você passa por uma situação de erro, saiba ter bom humor nessa situação. Nós temos que ser os primeiros a rir dela e pensar: “Poxa! Olha aí o que fiz!”
Você pode destacar-se de forma muito mais leve.

“A criatividade ela é amiga do erro.”

A gente só consegue ter ideias brilhantes na vida se tivermos o estômago e a vontade de errar.
Então pense aí, quais foram os erros que foram aliados na sua vida?”

Segue abaixo o vídeo que fiz especialmente para vocês sobre esse conteúdo:

É isso aí Bonitos e Poderosos! Fica aqui então algumas dicas para você superar o medo de errar, aprender com ele e revelar o seu melhor!

Curta e compartilhe com seus amigos. Deixe sugestões ou dúvidas nos comentários aqui abaixo, estarei respondendo a todos!

Share
Postagem Anterior Próxima Postagem

Postagens que você pode gostar