Siga a Patricia nas redes sociais:

Fortaleça suas habilidades humanas e digitais

Habilidades humanas e digitais

Uau! Que dias intensos estamos vivendo. Num cenário de quarentena preventiva, surgem grandes desafios. Portanto, as nossas habilidades humanas são, mais do que nunca, essenciais! Quais são suas habilidades fortes? Resiliência, colaboração, empatia, capacidade de ensinar, comunicação, pensamento crítico e criatividade são alguns exemplos- do que eu chamo, de habilidades humanas (conhecidas no mercado como soft skills).

Adicionalmente, as ferramentas digitais entraram como um apoio, super necessário, para conectar as pessoas neste momento de coronavírus. O quanto você está preparada para usá-las?

Neste artigo você encontrará dicas, informações e vídeos que vão te ajudar a fortalecer suas habilidades humanas e digitais. Confira já 😉

Os 4 C´s – Habilidades essenciais que podem ser fortalecidas

Existem 4 habilidades que são, especialmente, importantes neste momento. Estas são: comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico. Quais destas características são os pontos fortes? Quais você precisa melhorar? Descubra como pode treiná-las.

Assista o vídeo completo apertando o play:

Pesquisa Google revela as habilidades de seus melhores colaboradores

Adicionalmente o Google fez um largo estudo sobre habilidades, buscando dados de contratação, demissão e promoções, realizadas na empresa, desde 1998. Para a surpresa de todos, e contrariando as crenças dos fundadores, as habilidades humanas foram as que mais se sobressaíram. Ao todo, sete habilidades se destacaram: ser um bom treinador, comunicar bem, saber ouvir bem, ter uma boa percepção sobre os outros (mesmo estes sendo diferentes de você), ter empatia (e apoiar os colegas), ser um bom pensador crítico e solucionar problemas.

As habilidades humanas são o passaporte para o futuro profissional

Para completar as pesquisas sobre habilidades humanas ou soft skills, a Enterpreneur apresentou uma matéria de Syed Balkhi que levantou um outro prisma sobre as habilidades necessárias para o crescimento profissional. Ele lista 4 características:

  1. Criatividade
  2. Inteligência social
  3. Alfabetização digital
  4. Colaboração virtual

Este é o momento de abraçar a força digital

Pensando nas habilidades necessárias, no movimento do mercado e nas condições de saúde, ficou claro que este é o momento para abraçar as ferramentas digitais e fazer “amizade” com os instrumentos que nos possibilitam comunicar digitalmente.

Pensando em facilitar este momento, Natália Leite- jornalista e empresária com mais de 20 anos de experiência em frente às cãmeras, e eu conduzimos um bate papo repleto de dicas práticas e estimulantes para você entrar com o “pé direito” na comunicação digital.

Veja a live sobre este assunto:

Já antecipo aqui, seis dicas que compartilhamos 😉

Dicas da Natália Leite:

  1. Faça acordos prévios e claros com as pessoas de casa, para obter o respeito, o espaço e o silêncio que você precisa. Entenda que criar hábito leva tempo. 
  2. Entenda que não vai ser perfeito, mesmo. E não se cobre por isso. Saiba que tudo pode melhorar conforme a prática. Portanto, se deseja ter mais confiança na frente da câmera, comece!
  3. Honestidade sim, drama não. Abra o jogo com as pessoas dizendo que você está aprendendo a usar a ferramenta e mostrando o quanto está aberta a prender e melhorar. No entanto, evite se colocar no lugar de vítima.

Dicas da Patricia Tucci

  1. Prepare o cenário: prefira uma parede mais lisa e um lugar organizado. Os elementos decorativos podem ter referência com o assunto tratado. Vale lembrar que o cenário está lá para te destacar e não o contrário.
  2. Teste o que for possível, antes de começar. Grave um pouco e perceba se o microfone está funcionando, se a luz é boa ou se o enquadramento está bacana. Confirme se você está num local com bom sinal de internet. Confirme se os participantes te ouvem ou veem bem. Faça isso bem antes do “valendo”.
  3. Tenha um plano A, B, C,… A internet cai, o som não funciona, as pessoas perdem o link… Para evitar problemas, tenha um grupo no Whatsapp com os participantes, assim sua comunicação será uma só, mas chegará para todos ao mesmo tempo.

O equilíbrio é a resposta – palavra da especialista Ana Paula Padrão

Para fechar a semana com chave de ouro, Ana Paula Padrão, jornalista e empreendedora, foi a entrevistada da semana e nos ofereceu diversas reflexões, dicas e informações. Contou como está vivendo este momento e como vê a importância das habilidades humanas nos desafios do dia a dia. A live completa está aqui:

A live completa está aqui:

Posso afirmar, com H maiúsculo, que é a qualidade humana que existe em cada um de nós, que traçará o nosso futuro, como indivíduos ou comunidade.

Portanto, conecte-se com as boas habilidades que existem dentro de você 😉

Share
Postagem Anterior Próxima Postagem

Postagens que você pode gostar