Siga a Patricia nas redes sociais:
Como reagir a elogios

Como Reagir a Elogios

Você não sabe como reagir a elogios ou têm dificuldades em receber um elogio? Quando alguém vem e fala alguma coisa boa a seu respeito, você fica sem graça, sem saber o que dizer? Ou quem sabe até se auto critica?

Na hora de receber elogios é importante falar algo, nem menos nem mais. E qual é a medida certa? Assim como mencionei no artigo “REGRAS DE ETIQUETA SOCIAL NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS“, vou aqui passar várias outras dicas.

Aprenda neste artigo:

Os dois extremos da reação a Elogios

– Quando Menos é… Menos: “Gostou da minha malha? Ah!!! Paguei tão barato.” “Meu trabalho? Ah!!! Imagina, não teve nada demais.”

– Quando Mais é… Um Excesso!: “Gostou da minha malha? Ah!!!!!! Fui eu quem escolhi. É a última tendência animal print. O pessoal fala que eu tenho muito bom gosto, sabe? É um talento natural… “Ah!!! O meu trabalho? Hummm, é verdade. Me esforcei muito e são poucas as pessoas que tem a habilidade de fazer o que eu faço.”

E aí, como vocês viram, menos é menos e mais é demais, então, qual é a medida certa quando recebemos um elogio?

Dicas de como reagir a Elogios

Vou dividir esse segredo com você.

– Na Medida Certa…: Eu já reparei que muitas vezes quando a pessoa se autocritica ao receber um elogio falando que a blusa é barata ou até mesmo velha, na verdade é uma consideração em relação àquela pessoa que te elogiou.

Talvez a pessoa que se autocritica é aquela que quer fazer com que o outro se sinta melhor.

Então, se você elogia a minha blusa, quero deixar claro que até você poderia conseguir essa blusa, afinal ela é barata ou velha, que não sou melhor que você.

Mas pense do outro lado, quando você faz uma autocritica ao que estão te elogiando, você está criticando a pessoa que te elogia.

É como se você falasse para ela “Você achou minha blusa bonita? Imagina, você não sabe enxergar bem as coisas não, essa blusa é velha.”

Ao fazer essa autocritica, você está desmerecendo quem te elogiou.

Pense bem, se a pessoa está te elogiando, leve em consideração que ela está expondo o pensamento dela.

Então, como reagir a elogios de uma forma bem simples é apenas dizer: Obrigada!

– Outra dica muito importante é você humanizar a situação, passando para o outro a sugestão e ou caminho para que ela consiga também a mesma blusa, o mesmo trabalho.

Por exemplo: “Gostou da minha blusa? Obrigada! Comprei em uma loja aqui perto. Eu posso te passar o endereço.” “Ah?! Gostou da minha performance? Nossa! Que bom ouvir isso de você. Porque andei fazendo um curso a esse respeito. Posso passar o endereço, a dica ou o telefone.

Quando você faz isso, você merece o que o outro falou e merece a sua atitude também.

Cuidados com o auto elogio

– Outra coisa que devemos tomar cuidado é quando vamos ao outro extremo. Quando a pessoa te elogia, você aproveita para se auto elogiar também.

Evite o auto elogio. Você pode falar como se sente ao ouvir o elogio. “Nossa! Me sinto tão elegante quando uma pessoa como você elogia a minha roupa.” “Nossa! Eu fico tão feliz em saber que a minha performance no trabalho está sendo percebida por você, uma pessoa que admiro tanto.”

Basta você agradecer porque o elogio já foi feito. E uma atitude que nunca sai de moda é você dizer um “OBRIGADO” com um sorriso e olhos nos olhos.

Portanto, existem várias maneiras de receber bem um elogio, porque afinal de contas, se você está recebendo é porque você merece!”

Segue abaixo o vídeo que fiz especialmente para vocês sobre esse conteúdo:

É isso aí Bonitos e Poderosos! Fica aqui então algumas dicas de como reagir aos elogios na medida certa e procurar sempre revelar o seu melhor!

Curta e compartilhe com seus amigos. Deixe sugestões ou dúvidas nos comentários aqui abaixo, estarei respondendo a todos!

Share
Postagem Anterior Próxima Postagem

Postagens que você pode gostar